27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas
A COP (sigla em inglês para Conferência das Partes) é o órgão supremo de tomada de decisão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), adotada em 1992. Trata-se de uma associação de todos os países membros signatários da Convenção, que, após sua validação em 1994, passaram a se reunir anualmente a partir de 1995, por um período de duas semanas, para avaliar a situação das mudanças climáticas no planeta e propor mecanismos a fim de garantir a efetividade da Convenção.
A última Conferência das Nações Unidas foi a COP 26 que ocorreu em 2021 em Glasgow, na Escócia. A próxima será a COP 27, desta vez sediada em Sharm El Sheikh no Egito, com início no dia 6 de novembro estendendo-se até o dia 18 de novembro.
A Conferência iniciará as atividades com uma Cúpula de Líderes Mundiais, seguida de discussões em torno das questões mais importantes sobre o clima do planeta, incluindo gases de efeito estufa (GEE), finanças e adaptação em relação às mudanças climáticas, descarbonização, combustíveis fósseis, mercado global de créditos de carbono, agricultura, água e biodiversidade. Na primeira semana as conversas são mais técnicas e criam uma base para a segunda, na qual chefes de estado ou governos vão para reiterar as decisões.
O principal objetivo da COP 27, é colocar em prática estratégias de mitigação para cumprir a meta estabelecida no Acordo de Paris, referente a limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Vale lembrar que já foram registradas temperaturas de 1,2ºC acima dos níveis pré-industriais e o acréscimo da temperatura para além disso traz graves consequências para todo o planeta.
Outro ponto de urgência é analisar as vulnerabilidades e capacidades e elaborar estratégias para a adaptação do mundo e da sociedade às mudanças climáticas. Será necessário a colaboração de todos e principalmente dos países mais ricos para financiarem projetos para a proteção de comunidades que são e serão afetadas pelo aumento da temperatura.
Em seus 12 dias de evento a COP 27 possibilitará buscar soluções para mitigar os riscos dos problemas ambientais, planejar ações importantes em relação às mudanças climáticas no mundo a partir de metas, mecanismos e acordos nacionais aplicáveis globalmente.
Referência:
https://exame.com/negocios/contagem-regressiva-cop-27-promete-pauta-evento/