Consumo Consciente
No dia 15 de outubro, comemorou-se o Dia do Consumo Consciente, este dia foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o objetivo de despertar a consciência do público para os problemas socioambientais que os padrões atuais de consumo estão causando.
Em 1995 na Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CSD) da ONU a definição de consumo consciente também chamado de consumo sustentável foi formalmente apresentada. “Consumo Sustentável é o uso de serviços e produtos que respondem às necessidades básicas de toda a população e trazem a melhoria na qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzem o uso dos recursos naturais e de materiais tóxicos, a produção de lixo e as emissões de poluição em todo o ciclo de vida, sem comprometer as necessidades das futuras gerações.”
Quando falamos de consumo consciente é sobre comprar o que é realmente necessário e estender a vida útil dos produtos o máximo possível, mas além disso, precisamos também entender onde estamos comprando o produto ou serviço, a sua origem, se a empresa que vende garante transparência e o emprego decente aos que os produziram, os componentes e a quantidade de recursos naturais utilizados na fabricação bem como a geração de resíduos e gases de efeito estufa (GEE)durante o processo produtivo e o transporte.
Muito é falado sobre a pegada de carbono e a pegada hídrica, que se trata da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) e o consumo de água respectivamente, associados neste caso, a um produto ou serviço oferecido.
Atualmente há maior interesse dos consumidores por produtos mais sustentáveis, alguns ainda estão dispostos a pagar mais por produtos que impactam o mínimo possível o meio ambiente. Com isso, aliado certamente às exigências legislativas relacionadas, as empresas têm buscado evoluir nesse aspecto e algumas têm surgido tendo a sustentabilidade como valor principal.
Como exemplo de empresas que têm como valor a sustentabilidade temos a marca Damyller, atuante na produção de jeans e pioneira na implementação de tecnologias que reduzem e/ou eliminam o uso da água, como a de ozônio e laser. Além disso, em 2018 lançaram a primeira coleção jeans com zero descarte de água no mercado brasileiro, a ECODamyller.
A prática de consumir de forma sustentável acontece quando as escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais, positivas ou negativas. Essa prática pode fazer parte do seu dia a dia em casa e no trabalho.
Confira abaixo algumas dicas para começar um consumo mais consciente:
- Compre de empresas locais, produtos fabricados na sua região;
- Procure por empresas/marcas sustentáveis;
- Leia atentamente os rótulos antes de comprar algum produto;
- Privilegie produtos duráveis;
- Evite mercadorias com muitas embalagens;
- Evite o desperdício do produto;
- Realize o descarte ambientalmente correto;
- Exerça a cidadania e cobre providências dos governantes sobre o tratamento dos resíduos;
- Compartilhar com o maior número possível de pessoas as informações que aprende sobre empresas e produtos.