COP 26 e o desafio das mudanças do clima
As atividades humanas, principalmente a industrial, desencadeiam a mudança climática, que vem ocorrendo de forma desenfreada e passou a ser entendida como uma emergência global com risco de vida em apenas três décadas devido ao aumento da temperatura.
A Conferência das Partes da ONU (COP 26) aconteceu em duas semanas de negociações entre quase 200 países sobre como enfrentar o desafio comum do aquecimento global. O evento ocorreu na cidade escocesa de Glasgow, para acelerar a ação em direção aos objetivos do Acordo de Paris e da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
O objetivo da COP 26 foi:
- Garantir que o mundo elimine as emissões de carbono até meados do século e mantenha a meta de não ultrapassar o aumento da temperatura global em 1,5°C;
- Adaptação para proteger as comunidades e habitats naturais;
- Mobilizar finanças;
- Trabalho conjunto.
Durante o evento os principais tópicos desenvolvidos que centralizaram as discussões foram o financiamento do clima, o mercado de crédito de carbono e o carvão. A conferência proporcionou o avanço do mundo com diversos compromissos mensuráveis e marcou a aprovação do Artigo 6 do Acordo de Paris, definindo a criação das diretrizes básicas para o comércio entre países e agentes privados no mercado regulado de carbono.
Além disso, o evento resultou na elaboração do 1° pacto climático internacional que tem como referência os combustíveis fósseis e aborda limites ao uso do carvão.