Dia da Amazônia
Anualmente no dia 5 de setembro é celebrado o dia da Amazônia. Instituída pela Lei nº 11.621, de 19 de dezembro de 2007, a data comemorativa visa conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.
A Amazônia é o maior bioma do Brasil, possui aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, distribuídos em nove países da América do Sul, e é o habitat de inúmeras espécies de seres vivos. Estima-se que existam cerca de 40 mil espécies de plantas, 1.300 aves, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos. Além disso, a Amazônica é uma grande fonte de matérias-primas e possui abundância de recursos hídricos, já que sua bacia se trata da maior bacia hidrográfica do mundo.
Toda essa diversidade e riqueza de recursos na região desperta o interesse de muitas pessoas. A exploração dos recursos vegetais, animais e minerais podem gerar impactos na região, principalmente pelo desmatamento da floresta amazônica.
Os desmatamentos ilegais, afetam diretamente a fauna e a flora da região, causando desequilíbrios e crises ambientais a nível global, afinal a Amazônia é fundamental no controle das condições climáticas.
Diante disso, fica evidente a importância deste dia, que serve como um alerta para a preservação da Amazônia, assegurando a conservação de espécies, do clima no planeta, o equilíbrio ambiental e a reciclagem de boa parte do carbono na atmosfera.