1 min read

Controle da Poluição Industrial

Controle da Poluição Industrial

No dia 14 de Agosto, o Brasil comemorou o Dia Nacional de Controle da Poluição Industrial, para refletirmos sobre a necessidade da diminuição de poluentes gerados pelas indústrias.

O setor industrial realiza diversas atividades e é o segmento que mais utiliza recursos naturais como água, solo e principalmente ar, por isso possui rigorosos sistemas de controle de poluição ambiental.

As legislações ambientais orientam e exigem medidas de tratamento e controle de todas as emissões: para efluentes com cargas poluidoras, as empresas devem empregar Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) específicas e eficientes para suas atividades; para emissões atmosféricas de qualquer natureza, devem ser adotados meios de contenção, direcionamento e filtros capazes de reduzir a periculosidade dos gases; para a geração de resíduos sólidos, emprega-se Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

As ETEs são sistemas de tratamentos que recebem a água poluída (efluente industrial ou água residuária) e depois do tratamento, estas águas podem então ser devolvidos ao meio ambiente ou reutilizados por quem os originou. O tipo de tratamento depende da carga de poluição ou das substâncias específicas que se encontram na água, por isso é necessário um projeto específico para cada indústria, já que cada situação demanda um processo diferente.

O PGRS é um documento, que mostra a capacidade de um empreendimento de gerir seus resíduos gerados de forma ambientalmente correta. Nele são descritos os procedimentos que a empresa já pratica e os que serão adotados quanto ao gerenciamento dos resíduos nas etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, destinação ou disposição final.

O controle dos gases consiste na eliminação de névoas químicas formadas por gás ou ar, controlar odores, diminuir a liberação de solventes, tratar gases dos sistemas de combustão entre outros. Este aspecto recebe maior atenção hoje devido a crise climática que vivemos, o movimento para uma menor emissão é mundial, principalmente em relação aos Gases de Efeito Estufa (GEE).

Com isso, fica evidente a importância da gestão ambiental dentro das indústrias, pois ela tem papel fundamental no controle da poluição e através dela é possível gerenciar todos os aspectos e processos.