1 min read

Principais gases causadores do efeito estufa

Principais gases causadores do efeito estufa

Gases do efeito estufa (GEE) são gases que absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta em um fenômeno chamado efeito estufa.

Os principais GEE são o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O). Dentre os GEE, o N2O e o CH4 são os que apresentam menor concentração na atmosfera. Entretanto, o poder de aquecimento do N2O e do CH4 na atmosfera são, respectivamente, 298 e 25 vezes maior quando comparado com o CO2, que tem maior concentração na atmosfera.

CO2 – Gás liquefeito, incolor, inodoro, não inflamável, solúvel em água e levemente ácido. Responsável por cerca de 60% do efeito-estufa, cuja permanência na atmosfera é de pelo menos centena de anos, o dióxido de carbono é proveniente da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, petróleo, gás natural, turfa), queimadas e desmatamentos, que destroem reservatórios naturais e sumidouros, que tem a propriedade de absorver o CO2 do ar.

CH4 – Gás incolor, inodoro, com pouca solubilidade em água e que se torna uma mistura altamente explosiva quando adicionado ao ar. Responsável por 15 a 20% do efeito estufa, é componente primário do gás natural, também produzido por bactérias no aparelho digestivo do gado, aterros sanitários, plantações de arroz inundadas, mineração e queima de biomassa.

N2O – Gás incolor, de odor agradável, baixos pontos de fusão e ebulição, não inflamável, atóxico e de baixa solubilidade. Participando com cerca de 6% do Efeito-Estufa, o óxido nitroso é liberado por microorganismos no solo (por um processo denominado nitrificação, que libera igualmente nitrogênio – NO). A concentração deste gás teve um enorme aumento devido ao uso de fertilizantes químicos, à queima de biomassa, ao desmatamento e às emissões de combustíveis fósseis.