1 min read

Fertirrigação

Fertirrigação

A fertirrigação é uma técnica utilizada na adubação do solo, ela consiste em utilizar o sistema de irrigação da cultura para despejar fertilizante conduzindo os nutrientes até o solo onde serão absorvidos pela cultura. Os sistemas de irrigação mais utilizados são o de micro-irrigação, que ocorre por gotejamento ou por microaspersão, e o de aspersão, que é feito sob pivô central.

Além de ser considerada uma técnica eficiente, mais barata e mais precisa na aplicação dos fertilizantes comerciais, ela apresenta outras vantagens, pois pode ser utilizada para aplicar resíduos industriais o que possibilita a reabsorção dos nutrientes não aproveitados nos processos industriais, economizando custos com fertilizantes e dando um destino adequado aos efluentes. É importante mencionar que o uso de efluentes necessita de licenças ambientais e monitoramento constante de profissionais, dessa forma é possível garantir que não haja prejuízos ao meio ambiente.

Sua eficiência se deve pelo fato de que na aplicação de fertilizante via fertirrigação os nutrientes são aplicados em baixa dosagem e alta frequência de aplicação, o que melhora a distribuição e facilita a absorção dos mesmos pela cultura, evitando assim, a perdas dos nutrientes por lixiviação e possibilita a redução das emissões de gases do efeito estufa (GEE) provenientes desses fertilizantes, sobretudo o N2O (LOPES, 2017).

Levando em consideração o que foi abordado e que hoje a busca por maneiras de minimizar os impactos causados às mudanças climáticas pelo aumento da concentração de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera é um dos principais assuntos discutidos mundialmente, a fertirrigação certamente é uma técnica recomendada para a adubação de culturas visto todas as vantagens que proporciona.

Referências:

https://portais.univasf.edu.br/ppgea/pesquisa/publicacoes-1/arquivos/alzeneide-da-silva-lopes.pdf