1 min read

Tenha controle da sua licença ambiental

Tenha controle da sua licença ambiental

O objetivo do licenciamento ambiental é proteger a qualidade do meio ambiente, buscando controlar, compensar, evitar, diminuir ou até mitigar os impactos decorrentes da implantação e das operações de um empreendimento.

As licenças ambientais são ferramentas de gestão exigidas pelo Poder Público quando uma empresa realiza uma atividade passível de licenciamento, seja qual for o porte ou ramo de atuação.

Por estabelecer as condições, restrições e medidas de controle ambiental a serem tomadas, a licença ambiental deve ser obtida antes do início da realização de qualquer atividade, como a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades.

Ter controle de licença ambiental é muito importante, principalmente porque ela tem prazo de validade e as organizações não podem continuar suas atividades, caso ela esteja vencida. Sendo assim, um dos principais motivos para se ter um controle eficaz das licenças ambientais, incluindo o atendimento às condicionantes, é evitar paralisação das atividades, embargos e até multas.

Por esta razão, usar uma planilha de controle de licenças ambientais no Excel, por exemplo, é arriscado pois este tipo de gestão está sujeito a erros humanos constantes e recorrentes.

Para controle de licenças ambientais é muito importante ter um software, uma vez que existem regras estabelecidas de medidas de controle ambiental. O controle de licenças ambientais através de softwares de gestão é mais seguro, previne a perda de prazo, multas, interdições, paralisações das atividades, evita a diminuição no tempo da licença, etc.

A CAQUI é um software que trabalha na gestão e controle das suas licenças ambientais e pode auxiliar você e a sua empresa, entre em contato e realize um teste gratuito.