1 min read

O papel das empresas em relação aos ODS

O papel das empresas em relação aos ODS

 Desde o ano 2015, cada vez mais governos e empresas de todo o mundo vêm caminhando em direção aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Diante da urgência da questão climática, cresce a demanda da sociedade por uma atuação socioambiental responsável por parte dos tomadores de decisão e do setor privado.

 As empresas possuem grande potencial de transformação da sociedade, por conta disso, são parcerias essenciais no alcance dos ODS. Estas podem contribuir através das suas atividades, medindo e reduzindo os impactos ambientais de seus produtos, ao estabelecer metas alinhadas à estratégia da organização e promovendo a justiça social.

 Ao contribuir, as empresas também são beneficiadas, pois adquirem uma reputação sustentável, o que traz maiores oportunidades de negócios, e uma sustentabilidade corporativa, o que auxilia em tomadas de decisão mais econômicas e eficientes em seus processos de produção. O resultado é, menor desperdício, mais lucro e maior alcance no mercado.

 Mas afinal, de que forma a empresa pode atuar nos ODS? garantindo boas condições de trabalho, apoiando pequenos produtores, incentivando comportamentos saudáveis, fornecendo acesso a treinamentos profissionais para seus funcionários,  tratando mulheres e homens de forma justa, implementando estratégias de gestão da água, utilizando fontes renováveis, garantindo condições de trabalho decentes para os funcionários, investindo em tecnologias, suprindo a necessidades das populações desfavorecidas, desenvolvendo e implantando produtos e serviços sustentáveis, implementando e compartilhando soluções para rastrear e divulgar a procedência de seus produtos, reduzindo substancialmente as emissões associadas às operações próprias, implementando produtos e serviços que eliminam impactos nos ecossistemas oceânicos, implementando políticas e práticas para proteger os ecossistemas naturais, identificando e tomando medidas eficazes contra a corrupção e a violência, atuando em conjunto com governo e sociedade civil em prol dos objetivos de desenvolvimento sustentável.