1 min read

Introdução ao inventário de emissões GHG protocol

Introdução ao inventário de emissões GHG protocol

 Atualmente, com o aumento da concentração do dióxido de carbono e de outros gases estufa na atmosfera, é esperado que a média global das temperaturas do ar aumentem. Os efeitos do Aquecimento Global são sentidos através do maior número de desastres climáticos, dia após dia. Por isso é indiscutível a necessidade do desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.

 As empresas que possuem seus modelos de negócios baseados nas emissões de gases que intensificam o fenômeno natural do efeito estufa (GEE) deveriam assumir o protagonismo na busca de soluções para mitigação destes problemas ambientais, e também adotar atividades econômicas que geram baixa ou nenhuma emissão de carbono, caminhando para a descarbonização de seus processos.

 A elaboração de inventários como o inventário de emissões de gases de efeito estufa, é o primeiro passo para que uma instituição ou empresa possa contribuir para o combate ao aquecimento global.

 O inventário de emissões de gases de efeito estufa é a forma de quantificar as fontes de emissões diretas e indiretas de GEE de uma empresa, evento, processo, unidade, produto, país, atividade ou área. A elaboração deste Inventário pode estar baseada em procedimentos e práticas recomendadas por protocolos (GHG Protocol) e normas (ISO 14064).

 Através do inventário de emissões de gases de efeito estufa tem-se um diagnóstico do potencial impacto climático da organização em dado período de tempo, o que possibilita avaliar como as suas atividades impactam o meio ambiente e identificar estratégias para contribuir para o combate às mudanças climáticas.

 Conhecendo o perfil das emissões a organização pode dar o passo seguinte, o de estabelecer estratégias, planos e metas para redução e gestão das emissões de gases de efeito estufa, engajando-se na solução desse enorme desafio para a sustentabilidade.