1 min read

Relatório anual de sustentabilidade

Relatório anual de sustentabilidade

Cada vez mais investidores exigem informações sobre o desempenho sustentável das empresas, o que tem motivado a busca por meios de publicação e estudos efetivos de reduções no impacto ambiental.

O relatório de sustentabilidade é uma ferramenta de iniciativa voluntária que as empresas adotam para desenvolver uma estratégia de gestão voltada para os indicadores socioambientais e econômicos. Além disso, também é adotado para relatar e prestar contas à sociedade e as partes interessadas sobre sua atuação e de suas práticas sustentáveis.

Por meio do relatório a organização deve apresentar os impactos socioambientais causados pelas suas atividades cotidianas e suas ações pela busca do desenvolvimento sustentável. Como exemplo dessas atividades tem-se a geração de resíduos, já o exemplo de ação sustentável seria a reciclagem de seus resíduos, ou seja, a destinação ambientalmente correta dada a eles, bem como as práticas para sua não geração ou redução. Muitas empresas obtêm lucro com essa ação, haja vista que esses resíduos podem ser comercializados através do mercado de resíduos ou então por logística reversa.

Por fim, no relatório de sustentabilidade as empresas relatam quais os resultados positivos que uma gestão eficiente de seus resíduos proporcionou. Principalmente os resultados de uma economia circular.

A importância do relatório para as empresas é desenvolver uma estratégia de gestão voltada para o futuro, para isso, ao elaborar o relatório a organização precisa obter informações consistentes, dados auditáveis sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade. Tanto causados pela empresa como por fatores externos, tais como alterações climáticas ou questões de direitos humanos.