1 min read

Inventário de emissões de GEE

Inventário de emissões de GEE

Realizar o inventário de emissões de GEE é o primeiro passo para uma empresa demonstrar o seu compromisso com o desafio do aquecimento global.

A Política Nacional de Mudanças Climáticas – PNMC (lei nº 12.187/2009) traz o inventário de GEE como instrumento para alcançar as metas nacionais e conhecer as emissões de gases de efeito estufa no Brasil.

O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é um documento que permite identificar, mapear e quantificar as fontes de emissão de determinada atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até um país,  seguida da quantificação, monitoramento e registro dessas emissões.

Sendo assim, quando realizado periodicamente, o Inventário de GEE torna-se uma eficiente ferramenta de gestão de gases, possibilitando conhecer o perfil das emissões de GEE da entidade inventariante, ter um maior controle e cumprimento de leis, protocolos e padrões estabelecidos internacionalmente. Além disso, o monitoramento mais frequente da emissão dos gases abre oportunidades para que empresas e governos descubram e invistam em equipamentos e tecnologias mais limpas.

A elaboração dos Inventários de GEE (Gases de Efeito Estufa) respeita as determinações apresentadas pelo Protocolo de Kyoto, importante documento que trata da redução mundial das emissões de gases poluentes.

Os principais benefícios do inventário de GEE são:
Tornar as empresas mais competitivas;
Abre novas oportunidades de negócios;
Melhora a imagem corporativa no mercado;
Ajuda a atrair investimentos;
Permite a adoção de processos produtivos com eficiência energética e mais economia;
Deixa evidente que a empresa assume compromissos ambientais e trabalha para frear os impactos das mudanças climáticas;
Permite que a empresa realize um projeto de compensação ambiental;
Pode facilitar processos de licenciamento ambiental.